giovedì, luglio 19, 2007

Brevi:

1) Contrastare la cecità da cataratta, difusissima in Guinea Bissau, è l'impegno del direttore generale della sanità Placido Cardoso che con l'aiuto dell'associazione inglese "Sight Service International" provvederà alla formazione di infermieri e tecnici e all'acquisto di alcuni autoveicoli.
Cardoso ha denunciato la precarietà del sistema oculistico nel paese, che ha alte carenze di strumentazione e personale, disponendo di un solo medico oftalmologo nel servizio pubblico, all'ospedale "Simao Mendes" della capitale.

2) Il presidente Joao Bernando Vieira ha annunciato che le prossime elezioni legislative e presidenziali saranno posticipate al 2009 per "mancanza di fondi". Il capo della commissione nazionale ellettorale Al Adji Malam Mane conferma che l'attuale situazione economica del paese non consentirà di svolgere le elezioni precedentemente fissate per Marzo 2008.
Il presidente sostiene che "il paese sta recuperando credibilità interna e verso l'estero. Per questo motivo il governo rimarrà in carica per un altro anno ancora".


Fonte:Misna

4 Comments:

Anonymous Anonimo said...

La "mancanza di fondi" ancora non si era sentita...
ottimo motivo per posticipare le elezioni...

12:20 PM  
Anonymous Anonimo said...

Mais um grande "imbroglio" do general e dos seus "sufas". Uma pura mentira e maquiavelico comportamento do general em relação ao nobre povo guineense. Digo que é uma grande mentira, porque por varias vezes as Nações Unidas têm falado e garantido ultimamente que iam financiar essas eleições legislativas, então está ou estão as dificuldades? Aliás, a Guiné-Bissau nunca autofananciou as suas diferentes eleições. Sejais lucidos e inteligentes e não nos venham com mil e uma estorias sobre a precaridade economica do país. Nino não diz a verdade, Malam Mane mente, e o PM Martinho kaby, que falou aos guineenses que uma das suas prioridades é organizar as eleições legislativas não se deve deixar embrolhar nessa teia desses malanddrões. Ao governo cabe a competencia de organizar as eleições legislativas e ele ja prometeu ao povo guineense que ia organizar essas eleições. O Nivo propós aos guineenses as eleições gerais e esquece-se que o mandato presidencial é de cinco e não quatro. Ou está querer dizer-nos que tem a consciencia pesada de ter usurpado a presidencia da republica em 2005? Porque não se demite ja, dexiando o lugar ao presidente da Assembleia como prescreve a nossa Magna Carta? Tu Marinho Ndafa Kaby, sejas consequente com os teus discursos aos guineenses. Perante os teus compatriotas não podes absolutamento adoptar a estratégia de "Kakré", dar dois passos em frente e quatro a atrás! Não é humano e não é sinal de honestidade, de coerencia e de pessoas sãs mentalmente. Esses maladrões estãos habituados não só desvergonhosamente a desonrar flagrantemente e de uma forma pública os seus comprosmissos com o povo guineense, como também faltar imensamente a verdade, o que os torna traidores dos ideiais pelos quais nosso povo tem lutaddo. Diante do teu povo e dos teus compatriotas,Martinho Ndafa Kaby ha duas vias: ou estar com esses malandrões e maquiavelicos sacarés, ou estar com o povo guineense. A escolha é tua e unicamente tua. A nós cabe a competencia de tirar ilaçãoes do teu posicionar perante o teu povo.
Este o primeiro grande teste politico do qual esperamos que confirme perante todos que és capaz de agir de acordo com o interesse nacional e não com o de um conjunto de narcotraficos.
" à bon entendu salut".

1:38 PM  
Anonymous Anonimo said...

caro anonimo...
abbiamo compreso il tuo messaggio, ma dato che spesso ti vediamo commentare sul blog ti chiediamo di firmarti..e nel caso tu non lo possa fare per ragioni di sicurezza o altro, ti chiediamo almeno di continuare a collaborare con noi..pensiamo che tu capisca la limgua italiana e nel caso potresti esserci di aiuto per traduzioni dal portoghese di altre notizie...
e" un invito che facciamo a tutti i visitatori del blog...continuate a seguirci, commentate e fatevi sentire per collaborare co n noi...
piu ne siamo meglio e" per il bene delle informazioni per la guinea bissau...

9:50 PM  
Anonymous Anonimo said...

De facto, penso que não haveria nenhum problema em colaborar convosco no que posso como por exemplo na tradução de outras linguas para o português. Não sou jornalista nem tenho as suas habilidades, porém, posso dar uma mão no que for preciso. É verdade que o factor tempo poderá pesar e condicionar alguns trabalhos,porque trabalho arduamente para viver, mas tentarei "pôr cada coisa no seu e cada lugar para cada coisa" para ser util ao blog e aos leitores do mesmo. Se tendes o meu endereço e-mail, então ficará facilitatado o trabalho. Também fica registada a vossa interpelação ja que " quem te avisa é teu amigo" obrigado e estou a disposição do blog no puder.Um abraço amigo. Ciao a tutti e tantissimi auguroni.

11:31 PM  

Posta un commento

<< Home