venerdì, agosto 03, 2007

Liga Guineense dos Direitos Humanos

Riceviamo e pubblichiamo da Fernando Casimiro:


Carta aberta ao Sr. Representante do Secretário-geral das Nações Unidas.

Bissau, 30 de Julho de 2007

Sr. Representante,

A Liga Guineense dos Direitos Humanos, continua preocupada com a integridade física do activista Mário Sá Gomes, não só pela delicadeza do assunto que envolveu a sua intervenção, mas também, pelas informações a que tivemos acesso através de fontes fidedignas e que não descartam a possibilidade de retaliação por parte das pessoas cujos interesses foram visados com a sua intervenção.

Eis as razões que nos motivaram a solicitar a intervenção da UNOGBIS, no sentido de proporcionar uma rápida evacuação do activista e a sua família para o estrangeiro, para assim, lhes garantir a segurança e evitar qualquer possibilidade de retaliação por parte de quem quer que seja.

Para finalizar, queremos aqui assegurar que o próprio Mário Sá Gomes tem a consciência do perigo que corre, tendo concordado com a solução de se ausentar do país temporariamente, enquanto, a questão que envolveu a sua intervenção não for definitivamente resolvida.

Sem mais assunto, nos despedimos com a certeza de que o Sr. Representante vai levar em linha de conta a preocupação duma instituição que há dezasseis anos, tem velado pelo respeito à vida e pelos direitos humanos na Guiné-Bissau.

O Presidente
Dr. Luís Vaz Martins


In sintesi, la lega guinense per i diritti umani è preoccupata per l'integrità fisica dell'attivista Mário Sá Gomes e chiede all' UNOGBIS (United Nations Peace-Building Support Office In Guinea-Bissau) di proveddere alla sua evacuazione e protezione.