sabato, giugno 30, 2007

BREVISSIME

1) La Polizia Giudiziaria Portoghese ha sequestrato Martedì scorso, nella regione della Moita, Cocaina sufficiente per 80.000 dosi, ed ha arrestato tre individui legati ad una rete di trafficanti di stupefacenti, che potrebbe avere base in Guinea Bissau, ha annunciato ieri la Polizia. I 4100 grammi di coca, erano nascosti in un bagaglio di un passeggero giunto all’aeroporto di Lisbona, proveniente dalla Guinea Bissau via Dakar. Il sequestro si aggiunge ad un inchiesta ben più ampia sul traffico di stupefacenti che si sposta sulla “rotta africana”, usata prevalentemente per rifornire il mercato interno portoghese.

Fonte: Diariodigital

2) Il Confronto tra due gruppi rivali, avvenuto durante una cerimonia di circoncisione realizzata nei giorni scorsi in Guinea Bissau, ha provocato due morti e tre feriti, ha rivelato giovedì un comunicato delle autorità locali.
Secondo le fonti, i confronti sono avvenuti nei villaggi di Nhaga e Insume, quando elementi di due gruppi rivali si sono scontrati con maceti per contendersi la carcassa di un maiale, sacrificato per la cerimonia. I gruppi entrati in conflitto apparterrebbero all’etnia Balanta.

Fonte: Correio da manhà

1 Comments:

Anonymous Anonimo said...

Resolver os diferendos por meio da violência fora, é e será sempre o reduto dos incompetentes. Há mais de trinta anos que a Guiné-Bisau tornou-se um Estado independente, membro da Comunidade Internacional. Como um Estado soberano assinou um interminável número de diferentes e variados convenções e protoculos internacionais e praticou soberbamente algumas "idiotices" em nome do povo sem que o mandasse e muito menos lhe consentisse aquela prática, porque então não assinou a convenção de Viena que permitisse aos Guineenses de guiar em qualquer parte do mundo? Em nome da sâ convivência e da sã cooperação, porque razão as autoridades guineenses não se sentam com as dos países que o senhor Ministro do Interior ameaça sem os mencionaar publicamente mas que todos conhecemos? Sem querer meter no mesmo saco todos os Guineenses que têm as Cartas de Condução, mas tenhamos a coragem de reconhecer que uma maioria esmagadora dessses condutores é uma ameaça permanente, muito deles ignoram pura e simplesmente os elementares sinais de trânsito.Uma boa parte nem sequer sabe ler mas são condutores. Se não te respeitares a ti mesmo não penses que o respeito te virá do externo. Comece por te respeitar e os outros te respeitarão.Este é o princípio básico. Portanto, senhor Ministro do Interior não há minimanente razão para leventares o cristal ou de rugires como o leão nas florestas, o normal caminho é assinar os tratados ou convenções internacionais que regulem e disciplinem esta matéria. É a competência do Presidente da República e a ANP também pode autorizar o Governo, portanto a Guiné-Bissau dispõe de Orgãos da soberania para nos livrar de mais uma leganga com o Portugal e outros países. Ok? Porque não te consertes com teu amigo, o chefe do Estado para enveradar o caminho da diplamacia?Optes por essas vias diplomáricas e deixes de usar a força bruta, pois a força bruta recalca os problemas mas não os resolve. Aliás, como titular da pasta, o melhor seria o uso dessa força bruta para livrar a Guiné-Bissau da sua verdadeira ameaça:a DROGA. Aí sim, se tivesses levantado o cristal, enquanto Guineense, terias mil vezes o meu consentimento explicito e o meu apoio efectivo. Aliás, o que nos valerá as nossas cartas de condução no estrangeiro se somos todos coniderados e tratados de narcotráficos? A nossa documentação tida falsificada ou pior ainda algo que não sabe se é verdadeiro ou falso? Caro compatriota, Baciro Dabo, o respito começa em casa e tenha isso presente no teu quotidiano. Livras-nos da DROGA, com o teu parato policial e paramilitar e quando a Guiné-Bissau tornar-se livre dessas "bestas" (narcotráficos)e da sua situação actual de um Estado narcotráfico, então teremos rosto de conversarmos com os outros sem receio de sermos apostrofados "djubi elis, son bindi droga, i falsifica documentus. BANDIDUS! Me compreendes? E assim for, então um abraço amigo, Badá(=Baciro Dabo.
Mas duvido que me oicas, "pabia kim ke kustuma i kustuma som", mas tenho plena confiança que um homem pode mudar, aliás, o nosso saudoso Amilcar Cabral, confiava muito na mudança, na tranformação do homem, porque razão Baciro Dabo havias de constituir a excepção a regra? Mude que nunca é tarde.
Um abraço amigo.

11:59 AM  

Posta un commento

<< Home