giovedì, aprile 01, 2010

RADIO TELEVISIONE PORTOGHESE RTP conferma GOLPE IN GUINEA BISSAU


Fontes diplomáticas e de organizações internacionais adiantaram, em declarações à Lusa, que o comando das Forças Armadas teria sido assumido pelo vice-chefe António Indjai. As primeiras informações indicavam que o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e o chefe do Estado-Maior, Zamora Induta, haviam sido levados para o quartel-general do Exército guineense. Em directo para o Jornal da Tarde, a correspondente da RTP em Bissau, Marta Jorge, adiantou que a ordem já terá sido reposta. Por outro lado, não se confirma o sequestro de Zamora Induta.

Os militares reencaminharam o primeiro-ministro para o seu gabinete no Palácio do Governo, onde se encontra agora reunido com oficiais superiores e alguns elementos do Executivo. Centenas de pessoas concentraram-se diante da sede do Executivo com o intuito de manifestarem a sua solidariedade para com Carlos Gomes Júnior, reprovando as manobras dos militares.

O antigo comandante da Marinha Bubo Na Tchuto, refugiado há 94 dias na sede das Nações Unidas em Bissau, foi transportado para uma localização desconhecida. Sobre Na Tchuto impendia uma anterior acusação de tentativa de golpe de Estado contra o antigo Presidente Nino Vieira, assassinado em Março do ano passado. O actual Presidente, Malam Bacai Sanhá, mantém-se à margem das movimentações desta quinta-feira.

"Todos os portugueses estão bem"

A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas adiantou, entretanto, que os portugueses residentes na Guiné-Bissau estão bem e que não há "notícias de incidentes" com a comunidade após a detenção de Gomes Júnior e de Zamora Induta.

"Todos os portugueses estão bem", avançou o secretário de Estado António Braga, acrescentando que está a "acompanhar a situação". A maioria dos 2.208 portugueses recenseados em território guineense reside na capital Bissau.
(notícia em actualização)


Fonte: www.rtp.pt