martedì, marzo 03, 2009

RAIMUNDO PEREIRA, PRESIDENTE DEL PARLAMENTO DELLA GUINEA BISSAU, ASSUME OGGI LA CARICA DI PRESIDENTE DELLA REPUBBLICA AD INTERIM.
NUOVO PRESIDENTE, ELETTO ENTRO 60 GIORNI

Bissau, 03 (Lusa) - O presidente da Assembleia da República da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, assume hoje a chefia de Estado interina do país numa cerimónia a decorrer no Parlamento guineense às 15:00, disse fonte da Assembleia Nacional Popular.

Neste momento, Raimundo Pereira está a presidir ao debate de urgência no Parlamento sobre o Estado da Nação, após os assassínios do Presidente "Nino" Vieira e do chefe das Forças Armadas, general Tagmé Na Waié.

A Constituição da República da Guiné-Bissau estabelece que o presidente da Assembleia Nacional assume interinamente a chefia de Estado em caso da morte do Presidente da República, sem que seja necessário qualquer acto para iniciar funções.

No âmbito do artigo 71º da Constituição, o presidente do parlamento guineense, Raimundo Pereira, é o Presidente da República interino, na sequência do assassínio, segunda-feira, do chefe de Estado, João Bernardo "Nino" Vieira.

O número três do mesmo artigo estabelece que o "novo Presidente será eleito no prazo de 60 dias".

Fonte LUSA