lunedì, marzo 02, 2009

IL PRESIDENTE DELLA UNIONE EUROPEA DURAO BARROSO CONDANNA L'ASSASSINIO DI NINO VIEIRA DICHIARANDO DI AVERE AVUTO VERSO DI LUI GRANDE STIMA PERSONALE.

"Con tutto il rispetto per un uomo assassinato, vi era da avere davvero poca stima per un uomo come Vieira, dittatore e soggiogatore di un popolo intero per diversi anni....Barroso...non diciamo stupidaggini!!!!!" (NDR coordinatore)


Durão Barroso condena assassinato de Nino Vieira por quem tinha "grande estima pessoal"
publicado 15:51 02 Março '09



Bruxelas, 02 Mar (Lusa) - O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso condenou hoje, em Bruxelas, "firmemente" o assassinato do Presidente "Nino" Vieira, por quem tinha "uma grande estima pessoal", bem como a violência na Guiné-Bissau.


José Manuel Durão Barroso exprimiu através de um comunicado de imprensa "a sua grande preocupação" pelos acontecimentos ocorridos em Bissau, na madrugada de domingo para segunda-feira, e que provocaram as mortes do Presidente da República, João Bernardo Vieira e do Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, General Tagme Na Waye.

"Foi com uma profunda tristeza que tomei conhecimento da notícia do assassinato do Presidente "Nino" Vieira, por quem tinha uma grande estima pessoal, enquanto patriota e figura histórica da luta pela independência e pela unidade do seu país", declarou o presidente da Comissão Europeia.

Durão Barroso afirma ainda estar "extremamente preocupado" com as informações que chegam da Guiné-Bissau e faz questão de "condenar firmemente os ataques assassinos que tiveram lugar esta noite e que fragilizam ainda mais a situação social e politica do país e de toda a sub-região".

O presidente do executivo comunitário lançou "um apelo à calma e ao respeito da ordem constitucional nestes momentos extremamente difíceis, bem como ao respeito estrito dos Direitos Humanos".

"Os autores destes atentados devem ser perseguidos e devem responder perante a justiça", acrescentou.

Durão Barroso assegurou que a Comissão Europeia, em conjunto com a CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), a União Africana, e as Nações Unidas, "continuará a seguir com muita atenção a evolução dos acontecimentos" e lembra a firme vontade da União Europeia de apoiar a Guiné-Bissau "no longo caminho de reformas da governação democrática no qual se empenhou, e nomeadamente na Reforma do seu Sector de Segurança".

João Bernardo "Nino" Vieira foi assassinado hoje por militares depois de no domingo um atentado à bomba ter provocado a morte do chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Tagmé Na Waie.

A União Europeia tem vários programas de apoio à Guiné-Bissau, nomeadamente uma missão no país que está a ajudar, desde Junho de 2008, a reforma do sector de segurança.

Fonte RTP.PT